quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

PL de Jamil Murad incentiva cremação em SP

Relator da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o mau funcionamento da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), o vereador Jamil Murad (PCdoB) apresentou o Projeto de Lei 328/10 que estimula o método da cremação em vez do sepultamento. Através de uma cartilha a ser distribuída gratuitamente em hospitais da rede pública municipal será feito o esclarecimento passo a passo do que é necessário para a cremação.
De acordo com a justificativa apresentada no PL, "a cremação se traduz como uma exigência ambiental, espacial e econômica". O vereador Jamil aponta a contaminação do solo como um dos prejuízos causados pela decomposição dos corpos."Ao contrário do sepultamento, a cremação destrói microorganismos que provocam doenças infecciosas contribuindo para o desaparecimento de epidemias", exemplificou.
A justificativa do PL menciona também a necessidade de grande áreas para a realização dos sepultamentos. Em 2009 foram 46 mil sepultamentos só no serviço funerário municipal. Considerando lápides de 3m por 1,5m, têm-se a ocupação de uma área de 207 mil m2, equivalentes a aproximadamente três Maracanãs por ano.
Jamil informou que o incentivo à cremação não desrespeita aspectos religiosos e culturais da população. "É consenso entre as religiões que o corpo tem por destino o desaparecimento. Sabemos que as grandes áreas em São Paulo são cada vez mais escassas e deveriam ser destinadas a parques, escolas, hospitais e outros equipamentos públicos ou privados que dessem opções para a população próxima e para toda a cidade", explicou.
A cidade de São Paulo destina 10% dos cadáveres para a cremação. Na Grã-Bretanha esses números atingem 70% contra 100% no Japão. Nos EUA 50% dos cadáveres são cremados enquanto na Califórnia a adesão à cremação chega a 70%.



VETERINÁRIO – Denúncia recente que apreendeu 30 toneladas de carne imprópria para o uso e que seriam destinadas à merenda escolar, entre outras instituições públicas, levaram o vereador Jamil a elaborar o Projeto de Lei 253/10 que torna obrigatória a presença de um médico veterinário em casas atacadistas de carne, supermercados e hipermercados da cidade.
De acordo com o PL, o veterinário deve zelar pela qualidade, origem, validade do produto e higiene no manuseio. O proprietário de estabelecimento que descumprir a lei será submetido a sanções. "O veterinário detém o conhecimento técnico para gerenciar o armazenamento, manutenção, fracionamento e manipulação do produto em condições adequadas ao consumo humano. O consumidor tem dificuldade para apurar a qualidade do produto", explicou Jamil.
Segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária, houve no município de São Paulo mais de 300 casos de denúncia no tocante à comercialização de carne em situação irregular no período de 2007 a 2009. Carne em condições inadequadas de conservação e manipulação pode provocar febre, dores abdominais, diarréias, vômitos, cefaléia, constipação e até mesmo causar morte.


matéria retirada do site

Um comentário:

  1. Queridos amigos, "passeando" pela net, me deparei com este blog, naveguei um pouco lendo algumas matérias, achei interessante e, digamos, de utilidade pública, porque tem assuntos de interesse de uma grande maioria da sociedade, estou me inscrevendo para receber novas notícias e artigos pelo email, e aproveitando a oportunidade faço-lhes um convite para que entrem nos meus blogs: http://ramosdodireito.blogspot.com neste blog estou postando artigos de direito e; http://coutoviana.blogspot.com, neste estou disponibilizando o Código de Processo Penal, onde estou postando um artigo por dia, comentando-o, os artigos estão sendo postado como: O PROCESSO PENAL NO CAMPO DAS NULIDADES", além disso, poderemos discutir assuntos de seu interesse e de interesse geral.

    Às mulheres em geral formulo o convite para visitarem o blog destinado principalmente a vocês, independentemente da profissão que exerçam, assim não deixem de clicar em http://produtinhosnocabelo.blogspot.com tenho certeza de que encontrarão sempre algo novo que as deixarão ainda mais bonitas... por fora, porque por dentro já o são.

    Colocamos também no ar um blog destinado às pessoas e empresas que tem problemas com restrição ao crédito, onde tentaremos ajudar aconselhando e mostrando o melhor caminho para resolver o problema, deixando um canal de comunicação diário onde o seguidor do blog: http://reabiliteocredito.blogspot.com, poderá expor o seu problema que em seguida daremos a resposta.

    Aproveito para desejar a todos um FELIZ ANO DE 2011

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog