sexta-feira, 3 de julho de 2009

INAUGURAÇÃO UBS 10/07/2009

http://sptv.globo.com/Jornalismo/SPTV/0,,MUL1178318-16580,00.html Recepcionando o prefeito Gilberto Kassab, junto com a Dra. Lúcia que tem realizado um belo trabalho, durante a inauguração da UBS- Real Parque, uma vitória do movimento de saúde da nossa comunidade, foram 5 anos de muita luta organizada, mas que valeu a pena!!!A FAVOR DO SUS - SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE!!

UBS - REAL PARQUE - FUNCIONANDO -AGORA NOVINHA!!!!!



O POVO DO REAL PARQUE COM MUITA LUTA FINALMENTE CONQUISTA A SUA NOVA UBS


A população do Real Parque depois de muita organização, mobilização e luta conquistou no último dia 18 a sua nova UBS, agora sim digna do nome e à altura do que merece a comunidade, com ampla acessibilidade (elevador e rampa), ambientes propícios para o atendimento básico a saúde, prédio próprio da Secretaria Municipal de Saúde, vale dizer que a população passa a economizar o aluguel que pagava na UBS antiga, decrépita e absolutamente inadequada para um posto de saúde.Se estamos felizes pela conquista da nova UBS, por outro lado seguimos vigilante porque existem outros problemas que merecem solução, por exemplo : móveis velhos que precisam ser trocados, e também falta de médicos principalmente de Clinica Geral, onde a demora é de quase dois meses para passar em uma consulta. Assim, velhos problemas assombram a nova UBS e precisam do necessário enfretamento e o principal deles é a privatização dos serviços de saúde na cidade de São Paulo, o que se constitui em poderoso ataque ao Sistema Único de Saúde – SUSUma luta que começou a três anos atrás, e dizíamos que UBS DE TÃO NOVA ESTA VELHA, AGORA PODEMOS DIZER comemorando ... UBS AGORA ESTÁ NOVINHA Portanto, nós do movimento de Saúde do Real Parque, por seus representantes, abaixo assinado, agradecemos a colaboração de todos que nos ajudaram direto e indiretamente, a todos que divulgaram, lutaram e reivindicaram pressionando junto aos órgãos competentes.......A lição que fica desta conquista é que somente a luta do povo consciente é capaz de alterar esta realidade de miséria e opressão..Viva a comunidade do Real Parque !Viva a Luta Popular ! Viva o SUS.

01 Junho de 2009

Real Parque ganha um posto de saúde
Depois de cinco anos de luta, finalmente os moradores do Real Parque, na zona sul da capital, ganharam o tão sonhado posto de saúde.

Hoje tem vitória no SPTV Comunidade. Depois de cinco anos de luta, finalmente os moradores do Real Parque, na zona sul da capital, ganharam o tão sonhado posto de saúde. A casa era velha, alugada. Não tinha médico nem remédio. O fiscal do povo foi até lá e acompanhou de perto a luta dos moradores. A nova Unidade Básica de Saúde beneficia 19 mil pessoas. O termômetro mostrava uma temperatura elevada. Era, podemos assim dizer, febril. O desejo dos moradores do Real Parque era ter um posto de saúde novo, adequado as suas necessidades. Era, assim, quase que uma doença. O remédio demorou, mas chegou. “Hoje está bem melhor. 100% melhor do que lá. Lá era uma casa velha, não tinha banheiro para a gente usar, não tinha papel higiênico, e escada muito alta para a gente descer, subir, e era tudo difícil lá”, diz Francisca Martins da Silva, dona de casa. Imagine que a outra UBS que funcionava no bairro Real Parque era velha, inadequada, e alugada. Já a nova Unidade Básica de Saúde funciona em prédio próprio. Isso é melhor para a saúde da população, é melhor também para a saúde financeira da prefeitura, e essa economia pode até resultar em mais benefícios para a população. “Estamos economizando quase R$ 5.000 do aluguel que era pago na antiga UBS”, diz Márcia de Tommásio, pedagoga. “Foram mantidos os quatro dentistas. Veio uma assistente social, que é bastante importante aqui para o nosso bairro”, diz Dênis Veiga Júnior, advogado. Este caso de saúde pública foi tratado na base do conta-gotas. Levou anos para ser resolvido. O SPTV Comunidade acompanhou todas as consultas, até o caso receber alta e ser liberado para o público. “Estamos satisfeitos. Tem rampa de acesso. Está tudo funcionando”, diz Maria Souza Rabelo, comerciante. Agora é outra história. O prédio ficou pronto, novinho em folha. Tem rampa, tem elevador. Ou seja, tem condições de oferecer um bom serviço aos moradores do Real Parque, o bairro que fica vizinho, coladinho ao Morumbi. “Ela presta serviços de clínica médica, de pediatria e ginecologia. Tem também duas equipes de saúde da família. Oferece também vacinação, curativos, serviço de enfermagem. Nós também estamos bastante satisfeitos de poder oferecer u serviço de boa qualidade para a população aqui do Real Parque”, diz Márcia Aparecida Gadargi, coordenadora de Saúde. “Eu acho que a conquista é excelente. Agora nós podemos falar que temos um posto de saúde dentro da comunidade”, diz Marcos Correia, funcionário público. O posto de saúde atende hoje entre 450 e 500 pacientes. No local onde funciona o programa de saúde da família, tem uma comunidade indígena. “Eu faço a reza com o pessoal para retirar os espíritos”, diz a agente de saúde, que também índia. Ela usa o maracá para fazer a cura. “Nós utilizamos essa parte das tradições índias com a medicina tradicional. Isso é um sinergismo”, diz médico.
Reportagem SPTV COMUNIDADE
O NOSSO AGRADECIMENTO!!!

Denis Veiga Junior – Cons. Municipal de saúde
Vera Lúcia Vieira – Cons. Gestor UBS – Real Parque

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog